Cursos / Eletrônica / Projeto de Sistemas Microcontrolados / Aula

arrow_back Aula 04 - Estudo de microcontroladores PIC – Parte II

As Portas A e B

Os PIC 16F84 e 16F628 dispõem de um total de 13 linhas de E/S organizadas em duas portas A e B, denominadas de PORTA e PORTB, comuns, também, ao 16F877 o qual disponibiliza mais três portas: a PORTC, a PORTD e a PORTE, todas de 8 bits.

A Porta A dispõe de 5 linhas configuráveis tanto para entrada como para saída de dados, identificadas por RA0 a RA4.

A Porta B dispõe de 8 linhas também configuráveis tanto para entrada como para saída de dados, identificadas por RB0 a RB7. Alguns desses pinos são também multiplexados com alguma outra função periférica alternativa desses dispositivos.

Para controle das linhas de E/S das portas A e B, o PIC dispõe de quatro registros internos que são: TRISA e PORTA, para a porta A, e TRISB e PORTB, para a porta B.

Os registros TRISA e TRISB determinam o funcionamento de uma linha como entrada ou como saída e os registros PORTA e PORTB armazenam valores de saída ou de entrada da porta. Todos os bits contidos nos registros mencionados correspondem a uma única linha de E/S. Ou seja, o bit 0 dos registradores PORTA e TRISA correspondem à linha RA0, o bit 1 à linha RA1 e assim por diante.

Se o bit 0 do registrador TRISA for colocado em zero, a linha RA0 será configurada como linha de saída e o valor do bit 0 do registro PORTA determinará o seu estado lógico. Da mesma forma, se o bit 0 do registrador TRISA for colocado em um, a linha RA0 estará configurada como linha de entrada e o valor lógico presente na linha externa RA0 se refletirá no bit 0 do registrador PORTA.

Após o acionamento do Reset, todos os pinos de E/S são configurados como saída e assumem valor “0”.

Todas as portas, embora pareçam ter características idênticas, apresentam algumas diferençazinhas que, se não assimiladas, poderão levar o circuito a um mau funcionamento.

Essas diferenças podem ser destacadas por meio dos esquemáticos apresentados nas figuras: 8a (representativa dos pinos RA0, RA1, RA2 e RA3); 8b (representativa do pino RA4); 9a (representativa dos pinos  RB0, RB1, RB2 e RB3) e 9b (representativa dos pinos RB4, RB5, RB6 e RB7).

(a) Esquemático:  pinos RA0, RA1, RA2 e RA3; (b) Esquemático: pino RA4.

 

Esquemático:  pinos RB0, RB1, RB2 e RB3; (b) Esquemático: pinos RB4, RB5, RB6 e RB7.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados