Cursos / Eletrônica / Acionamentos Eletrônicos / Aula
O circuito retificador de onda completa tem o mesmo princípio de funcionamento do retificador de meia onda, a diferença operacional é que o retificador de onda completa aproveita também o ciclo negativo da tensão de entrada, convertendo essa tensão em tensão positiva para a carga, diferentemente do retificador de meia onda, em que essa tensão é perdida. A Figura 6 mostra o retificador de onda completa a diodos.
Durante o ciclo positivo da tensão V, a corrente que circula pelo circuito retificador é a corrente i+. Nessa situação, a tensão positiva polariza diretamente os diodos D1 e D4, enquanto que os diodos D2 e D3 estão cortados. Quando a tensão V está no seu semiciclo negativo, então os diodos D2 e D3 estão polarizados diretamente e os diodos D1 e D4 estão cortados. Isso faz com que circule no circuito a corrente i-. Note que, em ambos os casos, a corrente sempre passa pela carga (resistor R) com o mesmo sentido, isso faz com que a tensão sempre tenha a mesma polaridade, sendo, dessa forma, sempre positiva. A Figura 7 mostra os circuitos equivalentes para o retificador nas duas situações, quando a tensão de entrada V está no seu semiciclo positivo e no negativo, respectivamente.
A forma de onda na saída do circuito retificador é mostrada na Figura 8, a tensão VR é sempre positiva e é aproveitado tanto o semiciclo positivo quanto o negativo da tensão de entrada.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados