Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Eletrônica / Acionamentos Eletrônicos / Aula
Dessa forma, consegue-se manter sobre o resistor R (saída do circuito) sempre uma tensão positiva, mas na realidade não é exatamente contínua. Para resolver esse problema, e deixar a tensão na saída o mais próximo possível de uma tensão contínua, é usado um capacitor que “segura” a tensão no seu maior valor. A Figura 3 mostra um circuito retificador com capacitor.
Note que quando o capacitor é inserido a tensão na saída do retificador se aproxima de uma tensão contínua. Assim, o valor do capacitor e o tipo de carga influenciam em como essa tensão será na saída. Mas de uma forma geral, o capacitor funciona carregando e descarregando-se de tal forma que tenta manter a tensão no maior valor. Essa oscilação da tensão devido à carga e descarga do capacitor é chamada de Ripple. A Figura 4 mostra os períodos de carga e descarga do capacitor, assim como o Ripple.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados