Cursos / Eletrônica / Sistemas Digitais / Aula
Observando as funções da Atividade 2, verificamos que na tabela verdade do item (a) a saída somente está em “1” quando as entradas são diferentes, o que representa um circuito XOR. Na tabela verdade do item (b), a saída somente está em “1” quando as entradas são iguais. Isso é o contrário do circuito XOR, o que representa um circuito XNOR.
O circuito Exclusive-NOR, abreviado como XNOR, produz uma saída em nível alto “1”, quando as entradas são iguais, de forma exatamente contrária ao XOR. A expressão é descrita da seguinte forma:
Você pode ver uma representação do circuito XNOR e da sua tabela verdade na Figura 6(a). O símbolo da porta XNOR (Figura 6(b)) é bem parecido com o da porta XOR, excetuando por apresentar na saída da porta o símbolo “o”, que representa a inversão do sinal. Já o símbolo IEEE/ANSI (Figura 6(c)) acrescenta um pequeno triângulo na saída da porta para representar a inversão do XOR para o XNOR
Existem vários tipos de circuitos integrados (CIs) que apresentam portas lógicas XNOR (Figura 7). Podemos citar entre eles: 74LS266, 74C266 e 74HC266.
Agora, depois de ter conhecido (nesta aula e em anteriores) as portas NOT, AND, NAND, OR, NOR, XOR e XNOR, e aprendido como elas funcionam, ou seja, saber qual o valor da saída de cada porta para um determinado valor aplicado na entrada, você vai começar a ver que essas portas se juntam e são na verdade conectadas para formar circuitos que têm finalidades específicas.
Assim, vamos começar com o circuito somador. Como o próprio nome sugere, ele realiza soma de duas variáveis, de dois sinais ou de dois bits de entrada.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados