Cursos / Automação Industrial / Atuadores / Aula

arrow_back Aula 08 - Válvulas de controle - Parte 1

2.2.2 Válvulas esfera

A válvula esfera é uma válvula de movimento rotacional composta por uma esfera com um orifício na região central, através do qual o fluido irá passar. Assim, considerando uma válvula manual, quando a alavanca da válvula é rotacionada no sentido de sua abertura, a esfera gira de forma que o seu orifício esteja em paralelo com a direção do fluxo de fluido, ou seja, que o orifício se encontre alinhado com a admissão e escape do corpo da válvula.

Quando essa "passagem" está perpendicular à direção do movimento do fluido, dizemos que a válvula está completamente fechada. Na Figura 10, podemos ver exemplos desse tipo de válvula.

Modelos de válvulas esfera Fonte: a) TEXPETROL, Inc. Disponível em: <http://www.texpetrol.net/fotos/big/19.jpg>. Acesso em: 12 abr. 2018. b) FLO-CONTROL.COM. Disponível em: <https://www.flo-control.com/wp-content/uploads/Metal-Seated-Ball-Valves--300x300.jpg>. Acesso em: 12 abr. 2018.

A maioria dos atuadores das válvulas esferas é do tipo de ação rápida, que necessita de uma curva de 90º da alavanca da válvula para operar a válvula, abrindo-a ou fechando-a completamente. Assim, as válvulas esferas são mais adequadas para aplicações em que se trabalhe apenas com abertura e fechamento (on/off) do que para aplicações que necessitem da regulação de abertura. A Figura 11 mostra um exemplo de abertura desse tipo de válvula.

Imagem da abertura de uma válvula esfera

Geralmente, as válvulas esferas são mais baratas do que qualquer outro tipo de válvula e apresentam baixos custos de manutenção. Além disso, essas válvulas são compactas e de ação rápida, apenas um quarto de volta da operação é necessário para abrir ou fechar, não necessitam de lubrificação e ainda oferecem uma boa vedação com baixo torque, quando totalmente fechada.

Elas são de operação rápida e relativamente insensíveis à contaminação, mas apresentam algumas desvantagens. Dentre elas, é possível citar o rápido desgaste da sede, devido ao impacto dos fluidos com alta velocidade; problemas de travamento e entupimento, causados pelo fluido entranhado na esfera na posição fechada; e, em razão de sua abertura rápida, podem causar os indesejáveis Golpes de Aríete ou picos de pressão no sistema.

Curiosidade

Você já ouviu falar em Golpe de Aríete? Assista o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=_jv0rx6QGO8 para entender melhor!

Atividade 01

  1. Descreva o que é Golpe de Aríete, quais as suas consequências e um exemplo de situação na qual esse fenômeno possa ocorrer.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados