Cursos / Automação Industrial / Atuadores / Aula
Os elementos finais de controle são partes essenciais de um sistema de controle de processo e podem ser definidos como dispositivos mecânicos que alteram fisicamente um processo em resposta a uma alteração no set point do sistema de controle. Ou seja, são elementos que permitem ao operador obter um valor desejado da variável de saída através da manipulação do set point da variável de processo.
Como exemplo desses elementos finais, podemos citar: damper ou abafador, bombas, resistências elétricas, variadores de velocidade, inversores de frequência e válvulas. Tais elementos finais podem ser operados por meios elétricos, mecânicos ou pneumáticos.
Alguns dos elementos finais de controle podem ser encontrados abaixo, na Figura 01:
Apesar dos diversos elementos finais de controle existentes, o mais comumente empregado nos processos industriais é a válvula de controle automática, conforme a Figura 01 (b), que tem por função ajustar o fluxo da variável manipulada.
Na Figura 02, representado por FFC, podemos observar um elemento final de controle na cadeia automática de controle. O FFC é responsável pela operação de uma válvula, posicionando sua parte móvel para abrir ou fechar essa válvula de forma total ou parcial. Por exemplo, considere o processo da Figura 02, no qual é controlada a vazão de vapor que aquece a água. Caso a temperatura da água esteja além do valor pré-estabelecido, o transmissor de temperatura (TT) enviará um sinal para o controlador, indicando que a temperatura está elevada e provocando o fechamento da válvula de controle (FFC) até que seja equilibrado o valor da temperatura em (TT) com o valor pré-definido.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados