Cursos / Automação Industrial / Programação de Sistemas Supervisórios / Aula
Agora que você conheceu cada componente do sistema junte-os na protoboard e ligue a placa. Como não é foco do curso de automação uma eletrônica muito complexa, vou colocar o sistema como você deve montar em sala de aula. Para criar a imagem, fiz uso do Fritzing, que é um software que auxilia na montagem e prototipação de circuito, para conhecer mais sobre ele basta entrar em www.fritzing.org.
No circuito montado (Figura 13), foram utilizados os fios vermelhos para a alimentação positiva, os fios pretos para a negativa e os fios amarelos para a ligação ao Arduino, já para o LDR, os fios foram colocados de acordo com a cor dos LEDs. Na prática pode ser que você não tenha os jumpers (fios para interligação) dessas cores, não importa, o intuito aqui é apenas facilitar a montagem.
Grande parte dos problemas encontrados em circuitos estão em sua montagem, então tenha bastante atenção ao ligar os componentes. Em caso de dúvida, é sempre bom consultar as data sheets e revisar todas as ligações antes de testar.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados