Cursos / Automação Industrial / Programação de Sistemas Supervisórios / Aula
Agora que você aprendeu a utilizar as principais ferramentas do ScadaBR, chegou a um ponto muito importante: como colocar o sistema em outra máquina ou servidor, após a aplicação dele ter sido ser concluída. Você já percebeu que a implementação de um sistema de automação dura um bom tempo devido à quantidade de variáveis. Desse modo, para que você não fique durante dias no domicílio do cliente, o ideal é montar toda a aplicação em sua própria casa ou escritório e, após a conclusão, inseri-la na máquina do contratante. Para isso, há duas maneiras pelas quais optar a fim de realizar essa ação: Json ou Zip.
Na Figura 06 veja como fazer a importação e exportação via json.
Fazer a exportação via json é bem simples: basta selecionar os campos que deseja exportar e, então, gerar o json. Em seguida, os dados gerados serão apresentados no campo dados. Para importar, basta colar os dados do json no campo de dados e clicar em “importar”.
Agora, observe a Figura 07 e veja como fazer a importação e exportação via Zip.
A exportação via Zip também é simples: é necessário apenas selecionar os itens e a quantidade de pontos que deseja salvar. Ao clicar em “exportar projeto”, o sistema vai gerar um arquivo do tipo .zip. Para a importação, basta escolher o arquivo .zip e enviá-lo.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados