Cursos / Automação Industrial / Programação de Sistemas Supervisórios / Aula
O principal objetivo dos sistemas SCADA não é possibilitar a inserção de códigos para a realização de determinadas ações. No entanto, muitas vezes você precisará fazer o cálculo de uma variável, tratar de um valor, etc. Desse modo, você irá recorrer ao ScadaBR. É importante salientar que essa programação é bem simples, então, caso você esteja pensando em usá-la como IDE, aviso, desde já, que isso não é oportuno.
O ScadaBR usa javascript como linguagem de programação em seu ambiente, a qual é usada apenas para algumas funções bem simples. Sendo assim, não é necessário um estudo aprofundado a respeito dela. Conhecendo as principais funções do javascript e dominando uma outra linguagem de programação (C, C++, entre outras), você não terá nenhum problema para implementar os seus códigos.
Se você quiser conhecer mais sobre a linguagem de programação javascript, poderá ver vários tutoriais na internet . Indico, especialmente, o livro “Thinking in JavaScript”, de Aravind Shenoy, disponibilizado gratuitamente.
Para entender melhor como inserir scripts no ScadaBR, você estudará, primeiramente, o data source meta e, assim, aprenderá como inserir os códigos.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados