Cursos / Automação Industrial / Redes Industriais / Aula
A camada de comunicação do FF corresponde às camadas dois a sete do modelo OSI. O barramento fieldbus não tem um mestre, sendo assim, o controle do acesso ao meio é feito via um programador determinístico para o barramento chamado de Link Active Scheduler (LAS). O LAS é responsável por habilitar os dispositivos a enviar seus dados de maneira ordenada. Para o envio de dados ciclicamente, o LAS envia um comando, chamado Compel Data (CD), a cada elemento da rede, permitindo a publicação de seus dados. Nenhum dispositivo pode acessar a rede sem a permissão do LAS. O modelo produtor-consumidor é utilizado, pois os dados enviados por um dispositivo (publisher) podem ser usados por todos os demais (consumidores da rede). Temos três tipos de dispositivos na rede:
Existem dois tipos de comunicação implementadas: programada e não programada. As mensagens programadas ou cíclicas ou periódicas são usadas para informação que necessitem de atualização regular e periódica entre os dispositivos como variáveis de processo e controle.
A técnica usada para transferência de informação no barramento é conhecida como modelo produtor-consumidor. Baseado na programação predefinida pelo usuário, o LAS garante a permissão para cada dispositivo por vez ao barramento. Uma vez que o dispositivo recebe a permissão para acessar o barramento, ele “publica” sua informação. Todos os outros dispositivos podem, então, escutar a informação publicada e gravá-la na sua memória, tornando-se um consumidor ou assinante, caso ele necessite dessa informação para o seu uso. Dispositivos que não necessitam dessa informação simplesmente ignoram a informação “publicada”.
Todos os dispositivos têm uma chance de enviar mensagens não programadas entre as mensagens programadas. O LAS emite uma mensagem de permissão (Pass Token) a todos os dispositivos. De posse do PT, um dispositivo pode enviar mensagens a qualquer outro dispositivo ou a toda a rede. Existe outra forma de enviar dados que pode ser utilizada quando o LAS envia, entre as comunicações programadas, uma permissão para envio de dados extras de uma forma não cíclica, que poderão ser endereçados a um elemento da rede específico ou a todos eles.
Analisando a Figura 8, vemos que o LAS envia a permissão PT para cada dispositivo por vez ao barramento entre os intervalos de tempo da comunicação programada. Uma vez que o dispositivo X recebe a permissão para acessar o barramento, ele envia sua informação ao destinatário Y.
O LAS possui várias funções no protocolo FF, entre as quais podemos destacar:
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados