Cursos / Automação Industrial / Redes Industriais / Aula
Neste exemplo, mostra-se como montar uma configuração FF que realize a lógica de controle de vazão de água usando um controlador PID. Fisicamente, serão necessários dois instrumentos FIELDBUS:
Além dos instrumentos, será necessária uma interface para a configuração, que pode ser uma placa de rede FF para instalação em um PC ou uma placa de interface para um controlador lógico programável, também chamado de bridge ou ainda um linking device. O controlador PID não existe fisicamente. Sua função está embutida em um bloco de função PID no conversor FF/corrente.
Na estratégia de controle são visualizados os blocos utilizados e suas interligações. Essa estratégia é montada no software de configuração e enviada para os dispositivos por meio de um procedimento chamado de download, geralmente feito através do cabo de comunicação ou interfaces de configuração. Em cada instrumento físico é obrigatório o uso dos blocos de RESOURCE (RES) e TRANSDUTOR (TRD).
O uso dos blocos DISPLAY (DSP) é vinculado à existência de display local em cada instrumento. Para o uso dos blocos de função, são necessários a entrada analógica (AI) do FT – 123, que disponibilizará a vazão medida para o bloco PID do FCV-123, e um bloco de saída analógica (AO), que enviará o valor de abertura da válvula de controle.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados