Cursos / Automação Industrial / Instrumentação e Sensores / Aula

arrow_back Aula 09 - Sensores de Temperatura – Parte 1

Tipos de sensores

Este sistema utiliza os mesmos tipos de sensores que o termômetro de líquido com capilar metálico, ou seja, os tipos Bourdon, espiral e helicoidal.

Devido ao grande volume do bulbo, a relação entre seu volume e o do capilar é considerável, sendo, então, desprezíveis as variações de pressão com a temperatura. Por isso, não é necessário efetuarmos a compensação total, no entanto a compensação na caixa às vezes se faz necessária, sendo feita por um bimetal fixado ao espiral, conforme figura abaixo (o instrumento é denominado classe ΙΙΙ).

Termômetro à gás com bimetálico.

É utilizado em algumas indústrias para indicação, registro e controle, pois permite leituras remotas e apresenta um tempo de resposta pequeno. É o sistema mecânico de medição de temperatura que apresenta resposta mais rápida.

Recomendações

  • Instalar o bulbo dentro de um poço protetor para permitir a manutenção com o processo em operação.
  • Não dobrar o capilar com curvatura acentuada para que não se formem restrições que prejudiquem o movimento do gás no seu interior, causando falhas no funcionamento do termômetro.
  • Instalar o bulbo de modo que o comprimento máximo do capilar seja de até 30m.
  • Quando usar poço protetor, preencher o espaço entre o bulbo e o poço com glicerina, óleo etc., a fim de reduzir o atraso na resposta.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados