Cursos / Automação Industrial / Instrumentação e Sensores / Aula

arrow_back Aula 09 - Sensores de Temperatura – Parte 1

Tipos de elemento sensor

Basicamente, três tipos de elementos sensores podem ser utilizados para medição de temperatura neste tipo de instrumento:

Elementos sensores.

A escolha entre um deles se dará em função da precisão exigida e da faixa de medição requerida. Entre os três, a ordem para maior precisão se dá por: espiral, helicoidal e tipo C.O princípio de funcionamento é o mesmo. O fluido aquecido proveniente do bulbo ao se expandir através do capilar, chegará ao tubo de bourdon provocando a dilatação de suas partes, que farão o ponteiro do mostrador exibir a temperatura correspondente.

Pelo fato de se utilizar um líquido inserido num recipiente e da distância entre o elemento sensor e o bulbo ser considerável, as variações na temperatura ambiente afetam não somente o líquido no bulbo, mas todo o sistema (bulbo, capilar e sensor), causando erro de indicação ou registro. Este efeito da temperatura ambiente é compensado de duas maneiras, que são denominadas classe ΙA e classe ΙB.

Na classe ΙB, a compensação é feita somente na caixa do sensor através de uma lâmina bimetálica ou de um espiral de compensação (figura 8 (b)). Este sistema é normalmente preferido por ser mais simples e por ter respostas mais rápidas, porém, o comprimento máximo do capilar desse tipo é de, aproximadamente, 6 metros.

Quando a distância entre o bulbo e o instrumento é muito grande ou quando se deseja alta precisão, utilizam-se instrumentos da classe ΙA, nos quais a compensação é feita na caixa e no capilar (compensação total - figura 8 (a)). Neste caso, a compensação é feita por meio de um segundo capilar, ligado a um elemento de compensação idêntico ao da medição, sendo os dois ligados em oposição. Este segundo capilar tem seu comprimento idêntico ao capilar de medição, porém não está ligado ao bulbo.

Sistema de compensação da temperatura ambiente no instrumento.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados