Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Automação Industrial / Instrumentação e Sensores / Aula
O medidor de vazão eletromagnético é baseado na lei de Faraday. Segundo essa lei, quando um condutor móvel se desloca perpendicularmente a um campo magnético, aparece nas suas extremidades uma força eletromotriz (fem) proporcional à intensidade do campo magnético, ao seu comprimento e à velocidade de deslocamento. Essa fem induzida é, ainda, perpendicular tanto às linhas de fluxo magnético quanto à direção do movimento do fluido. A Figura 2 ilustra um esboço de um medidor de vazão eletromagnético juntamente com as direções da fem (E) induzida, direção do fluido (V), distância entre os eletrodos (D) e do campo magnético (B).
O valor fem é descrito pela lei de Faraday:
Ve=→B×L×→v
Onde,
→B é a densidade do fluxo magnético (T),
→v é a velocidade do líquido (m/s) e
Ve é a força eletromotriz induzida (V) que pode ser medida por um par de eletrodos distantes de L (m), em contato com o fluido.
Substituindo-a na anterior, temos:
Q=ve×(π4)×LB
Como visto a operação desse sensor depende do fato de que um condutor, movendo-se perpendicularmente ao campo magnético, induza uma tensão elétrica nesse condutor. Como nesse caso o condutor é o fluido, isso implica que esse fluido deva ser condutor de eletricidade.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados