Cursos / Automação Industrial / Instrumentação e Sensores / Aula

arrow_back Aula 06 - Sensores de Vazão – Parte 2

Em canais abertos

Fluxos de canais abertos são definidos como sendo o fluxo em qualquer canal no qual o líquido flui com uma superfície livre devido à ação da gravidade. Podemos citar como exemplos os rios e canais de irrigação. Alguns canais fechados, como esgotos, quando flui parcialmente cheio e não apresenta pressão são também classificados como canais abertos. Os canais abertos são utilizados para conduzir líquidos na maioria dos sistemas de esgotos, estações de tratamento de água, aplicações de resíduos industriais e sistemas de irrigação.

Nesses tipos de medidores uma restrição calibrada inserida no canal controla a forma e a velocidade do fluxo de líquido. A taxa de fluxo é então determinada através da medição do nível do líquido dentro ou próximo à restrição.

a) b)
Figura 13 – (a) Vertedor em canal aberto e (b) à esquerda vertedor de forma simples (retangular) e à direita seção composta (retangular e triangular).
Fonte: (a) <http://www.openchannelflow.com/blog/article/weir-plate-materials>;
(b) <http://www2.ufersa.edu.br/APRESENTA%C3%87%C3%83O%20VERTEDORES.pdf>.
Acesso em: 28 abr. 2013.

Os vertedouros são simples e baratos de construir e instalar. No entanto, eles apresentam uma perda de carga significativa e não são adequados para a medição de fluxos de líquidos com sólidos, pois estes podem ser represados ao ponto de causar erro na medição da vazão.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados