Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Automação Industrial / Instrumentação e Sensores / Aula
Para verificar suas respostas, clique aqui.
O medidor de vazão eletromagnético é baseado na lei de Faraday, na qual, quando um condutor móvel se desloca perpendicularmente a um campo magnético, aparece nas suas extremidades uma força eletromotriz (fem) proporcional à intensidade do campo magnético, ao seu comprimento e à velocidade de deslocamento.
Os dois tipos são o de tempo de trânsito e efeito Doppler. Os medidores de vazão ultrassônicos por tempo de trânsito utilizam um par de transdutores instalados em posições opostas para medir os tempos percorridos pelos sinais ultrassônicos no meio.A velocidade de propagação da onda de ultrassom é somada vetorialmente à velocidade do fluxo de fluido, ou seja, o feixe de onda transmitido pelo transdutor 1 no sentido de deslocamento do fluido tende a se propagar mais rápido até o transdutor 2 por influência da velocidade desse fluido. Já o feixe de onda que viaja no sentido contrário do fluxo, isto é, do transdutor 2 para o 1, propaga-se mais lentamente também devido à influência da velocidade do fluxo de fluido. A diferença entre esses tempos determina a velocidade do fluxo.
Esses medidores são ideais para águas residuais ou qualquer líquido sujo que seja condutor ou à base de água. No entanto, para água destilada ou algum outro fluido não conduto, esses medidores não apresentam comportamento satisfatório.
Consiste em um rotor com diâmetro menor que o da tubulação, montado axialmente nessa tubulação, isto é, no centro dela. Esse rotor (turbina) é provido de palhetas fixas que o fazem girar a uma velocidade proporcional à velocidade do fluxo de líquido ou gás que passam pelo medidor.
Os medidores de vazão Coriolis são instrumentos que utilizam o princípio de Coriolis, sendoconstituídos por um ou dois tubos que vibram a uma determinada frequência dentro do invólucro do sensor, que além do elemento sensor (os tubos), possui um transmissor. Os transmissores enviam um sinal de entrada na forma de corrente pulsada para uma bobina de comando magnético dentro da unidade do sensor, fazendo os tubos vibrarem na sua frequência natural. Essa vibração permanece com uma frequência constante enquanto não existe fluxo algum passando por esses tubos. Esses sinais de entrada do sensor são processados, e como saída são geradas duas ondas senoidais em fase, uma para cada transdutor de velocidade. Entretanto, quando o fluxo de fluido passa por esse tubo "vibrante", a ocorrência natural da força de Coriolis provoca uma ligeira rotação desse tubo, rotação que é proporcional à quantidade de massa que flui no tubo. Essa ligeira rotação no tubo ocasiona um deslocamento de fase entre as ondas senoidais de saída e, a partir dessa defasagem, a medição da vazão é feita.
Vertedouros e Calhas Parshall.
Nesses tipos de medidores uma restrição calibrada inserida no canal controla a forma e a velocidade do fluxo de líquido. A taxa de fluxo é então determinada através da medição do nível do líquido dentro ou próximo à restrição. São simples e baratos de construir e instalar. No entanto, eles apresentam uma perda de carga significativa e não são adequados para a medição de fluxos de líquidos com sólidos, pois estes podem ser represados ao ponto de causar erro na medição da vazão.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados