Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Automação Industrial / Circuitos Eletrônicos / Aula
Na aula passada, continuamos o estudo dos transistores. Vimos os conceitos das configurações de trabalho e nos aprofundamos na configuração base comum. Analisamos seus gráficos com parâmetros de entrada e saída.
Na configuração emissor comum, o próprio nome já indica que o terminal emissor do transistor é comum tanto à entrada quanto à saída da montagem do dispositivo no circuito eletrônico. Nesta configuração, a entrada é aplicada entre os terminais base-emissor e verificamos a saída entre os terminais coletor-emissor. Veja a figura a seguir:
A configuração emissor comum é a configuração mais utilizada e encontrada nos circuitos eletrônicos. Mesmo em uma configuração diferente, temos as mesmas relações de corrente da configuração passada, ou seja:
Faremos também, nessa aula, a mesma análise dos parâmetros de entrada e de saída dessa configuração.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados