Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Automação Industrial / Circuitos Eletrônicos / Aula
Como o material tipo N possui um excesso de elétrons e o material tipo P um excesso de lacunas, cria-se um fluxo de elétrons do material tipo N para o material tipo P. As lacunas próximas à junção do material tipo P são ocupadas pelos elétrons que estavam em excesso no material tipo N. Esse esquema está representado na figura 6.
Na região da junção entre os dois tipos de semicondutores, os portadores de cargas vão se extinguindo, já que o excesso de elétrons do material tipo N vai ser atraído pelas lacunas do material tipo P. Essa região é chamada região de depleção.
A região de depleção em um diodo é aquela onde os portadores de cargas, ou seja, os elétrons livres ou as lacunas já não existem mais nessa região.
Em vez de elétrons livres e lacunas, encontramos íons positivos e negativos. Você deve estar se perguntando: - De onde vieram esses íons?
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados