Cursos / Automação Industrial / Circuitos Eletrônicos / Aula

arrow_back Aula 02 - Conceitos de Semicondutores

Semicondutor do tipo N

Nos semicondutores do tipo N, átomos de antimônio, por exemplo, são inseridos como impurezas. Esse elemento químico tem em sua camada de valência, ou seja, na última camada da eletrosfera, cinco elétrons.

Quando misturado ao silício, quatro desses cinco elétrons são compartilhados entre os dois elementos, com o objetivo de ambos se tornarem estáveis, como será mostrado a seguir, na figura 2. Nesse processo, um dos elétrons não estará fortemente ligado a nenhum dos dois átomos e com isso ficará “sobrando”.

Sendo assim, havendo esses elétrons relativamente livres no material, aumentamos a sua condutividade pela presença de elementos portadores de carga. Além disso, um detalhe importante é que ambos os átomos estariam eletronicamente estáveis.

Tais semicondutores são então denominados de tipo N, pois, pelo excesso de elétrons, comportam-se como um material negativo. E os elétrons são chamados portadores majoritários nesse tipo de material.

As ligações covalentes entre quatro átomos de silício e um de antimônio.

Na Figura 2, podemos observar uma representação do silício dopado com antimônio. Repare no elétron que “sobrou”, ele estará livre para deixar o átomo de antimônio agora.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados