Cursos / Automação Industrial / Conceitos de Eletricidade / Aula

arrow_back Aula 09 - Teoria Geral sobre as fontes de Tensão e Corrente

Fontes de Tensão e Fontes de Corrente

A grande maioria dos circuitos eletrônicos, produzidos com material semicondutor, como a placa de desenvolvimento de circuitos em FPGA, mostrada na Figura 3, não suporta tensões elevadas, tais como 110 Vca ou 220 Vca. Como solucionar esse problema?

Figura 03 - Placa de desenvolvimento da Terasic que utiliza componentes eletrônicos produzidos de material semicondutor.
 Placa de desenvolvimento da Terasic que utiliza componentes eletrônicos produzidos de material semicondutor.
Fonte: <http://www.terasic.com.tw/attachment/TR1_500x.jpg> Acesso em: 27 abr. 2012.

Atenção!

O usuário sempre deve se certificar do valor correto de tensão elétrica a ser aplicada no equipamento eletrônico que está utilizando, pois a não observação dessa tensão pode acarretar um risco para o equipamento e para o usuário que o está manipulando.

Geralmente, durante o projeto de um novo circuito eletrônico, é necessária a utilização de valores distintos de tensão para verificar o funcionamento de partes isoladas desse circuito. Por esse motivo, seria necessária uma fonte para cada valor de tensão desejado, o que não é razoável. Para solucionar esse problema, os engenheiros projetaram as fontes de tensão ajustáveis, sendo possível mudar o valor de tensão fornecido ao circuito.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados