Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Automação Industrial / Conceitos de Eletricidade / Aula
Uma fonte de tensão é dita ideal quando apresenta uma resistência interna nula (igual a zero). Nesse caso, a corrente no circuito só muda em função do valor da resistência de carga que lhe é submetida. Teoricamente, toda fonte de tensão ideal constitui-se uma fonte de energia infinita. Em outras palavras, uma fonte de tensão ideal mantém a tensão de saída constante, qualquer que seja o valor de corrente que lhe seja solicitada.
Na prática, no entanto, toda fonte de tensão real apresenta uma resistência interna, como representado na Figura 4. Quando essa resistência interna é muito próxima de zero ou desprezível em relação à resistência de carga, ela pode ser considerada como uma fonte de tensão ideal, e ser representada como mostrado na Figura 5.
Por regra, pode-se desprezar a resistência interna da fonte quando ela é da ordem de 100 vezes menor que a resistência de carga do circuito. No exemplo mostrado na Figura 6, qualquer valor de resistência de carga RL maior ou igual a 10 Ω pode nos levar a considerar a fonte de tensão como ideal e desprezar sua resistência interna de 0,1 Ω. Nesse caso, a corrente do circuito será dada apenas pela relação U/RL.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados