Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Automação Industrial / Conceitos de Eletricidade / Aula
A convenção mais usada para designar um sistema eletroquímico é escrever, primeiramente, o reagente ativo correspondente ao anodo, seguido do reagente ativo correspondente ao catodo. Seguindo essa regra – que nem sempre é obedecida, diga-se de passagem –, ao se escrever que uma pilha ou bateria é de sódio/enxofre significa que o sódio e o enxofre são os reagentes ativos no anodo e catodo, respectivamente.
Quanto aos sistemas eletroquímicos não recarregáveis, são classificados como primários e os recarregáveis como secundários. Como regra geral, um sistema eletroquímico é considerado secundário quando é capaz de suportar 300 ciclos completos de carga e descarga com 80% da sua capacidade.
Para enriquecer o estudo sobre pilhas e baterias, acesse o material disponível em: <http://gizmodo.uol.com.br/baterias-e-pilhas-o-guia-definitivo >
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados