Cursos / Automação Industrial / Sistemas Digitais / Aula
Já sabemos a diferença entre circuitos analógicos e circuitos digitais. Já estudamos os circuitos combinacionais, compostos de portas lógicas. Sua saída depende apenas de valores que são colocados nas entradas, ou seja, dos níveis lógicos das entradas. Assim, um circuito combinacional não tem memória, é um “esquecido”, suas saídas dependem apenas das entradas atuais. Por outro lado, os circuitos que têm memória são chamados de circuitos sequenciais. São estes circuitos que estudaremos nesta aula.
Na Figura 1, podemos ver um diagrama geral de um sistema digital, composto por uma parte combinacional e outra parte sequencial (com memória).
Para compreender melhor esta aula, é importante que você tenha entendido bem o conteúdo sobre portas lógicas e circuitos combinacionais visto nas últimas aulas. Se tiver dúvida, volte ao assunto e estude um pouco mais.
A saída de um circuito combinacional, em qualquer instante de tempo, depende apenas de uma combinação das entradas naquele instante de tempo. Quaisquer condições anteriores de entrada não têm efeito sobre a saída atual.
Por outro lado, nos circuitos sequenciais, a saída depende tanto da combinação das entradas atuais como das condições anteriores de entrada. Como é possível lembrar quais os valores anteriores das entradas?
É necessário o uso de elementos de memória que armazenem essas informações. Dessa forma, o circuito pode armazenar o estado atual para utilizá-lo no estado seguinte. Em outras palavras, circuitos sequenciais precisam de elementos de memória. Vamos, então, ver alguns exemplos de elementos de memória e de circuitos sequenciais.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados