Cursos / Automação Industrial / Sistemas Digitais / Aula
Vimos a existência de uma lógica booleana e a importância do uso dessa lógica para descrevermos o comportamento dos circuitos e para podermos projetá-los. A tabela verdade é uma técnica importante para nos ajudar nessa tarefa.
A tabela verdade é uma técnica para descrever como a saída de um circuito lógico depende das suas entradas.
A Figura 3(a) ilustra um circuito lógico de duas entradas (A e B). A tabela tem a função de relacionar todas as combinações possíveis das entradas (A e B) com a sua correspondente saída (X).
Se olharmos atentamente para a primeira linha da tabela (Figura 3(a)), veremos duas entradas, A e B, em nível lógico “0”; e a saída (X), em nível lógico “1”. Já na segunda linha, temos A em nível lógico “0” e B em nível lógico “1” e a saída X em nível lógico “0”. Da mesma forma, acontece com as linhas 3 e 4.
Apresentamos ainda tabelas verdade de 3 e 4 entradas na Figura 3(b) e 3(c). Podemos perceber que na tabela verdade de 2 entradas, temos 4 linhas; enquanto que, na tabela verdade de 3 entradas, temos 8 linhas e na tabela verdade de 4 entradas temos 16 linhas, sugerindo que o total de combinações (ou seja, número de linhas) será $2^{N}$, onde $N$ é o número de entradas.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados