Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Automação Industrial / Sistemas Digitais / Aula
Um circuito integrado com portas AND muito conhecido é o 7408, que tem a sua pinagem mostrada na Figura 10. Existem vários outros circuitos integrados que possuem portas AND com mais entradas. Por exemplo, o 7411 possui três portas AND de três entradas cada.
O circuito integrado 7408 possui 4 portas AND com 2 entradas e uma saída. O pino 14 representa o Vcc, onde colocamos uma tensão de 5 Volts para ligar o circuito. Temos que aterrar o pino 7, chamado de GND (GROUND), que é o pino terra.
Na Figura 11, você vê o diagrama de tempo com 2 entradas (A, B) e uma saída. Entre o tempo t0 e t1, podemos observar A = 0 e B = 0, então, a saída também é zero (verifique pela tabela verdade da Figura 8(a))
Entre o tempo t1 e t2, A = 1 e B = 0, assim, a saída é 0, pois B = 0. Logo depois, entre t2 e t3, A continua em nível lógico 1 e B passa de 0 para 1, e assim a saída mudou para nível lógico 1, pois A = B = 1.
Verificando o nível lógico de cada faixa de tempo do formato de onda das entradas, você poderá calcular a saída. Como exercício, pratique e veja se você entende os tempos de t3 até t7.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados