Cursos / Automação Industrial / Matemática Aplicada / Aula

arrow_back Aula 04 - Matrizes – parte 1

Atividade 07

  1. Dada as matrizes $A = \begin{bmatrix} -1 & 8 & 1 \\ 3 & 5 & 2 \\ 0 & 2 & 6 \\ \end{bmatrix}$, $B = \begin{bmatrix} 12 & 7 & 6 \\ 1 & 0 & 8 \\ 5 & -2 & 4 \\ \end{bmatrix}$ verifique que:
    1. $(A + B)^{T} = A^{T} + B^{T}$
    2. $(A \cdot B)^{T} = B^{T} \cdot A^{T}$

Você Sabia?

Para a elaboração desta aula utilizamos exemplos com matrizes pequenas de, no máximo, ordem 3 para facilitar o aprendizado. Porém, no dia a dia, os dados agrupados em matrizes costumam ter ordens bem maiores, na casa das centenas a milhares de valores (imagine, por exemplo, um sistema de controle de voo que precisa identificar exatamente a distância entre todos os aeroportos do Brasil, a velocidade de cada tipo de avião e itinerário para calcular os horários corretos de chegada e partida de cada um diariamente). Os computadores, por sua vez, têm extrema habilidade em tratar de dados que estão organizados na forma de matriz, realizando milhões de cálculos por segundo.

Quando estivermos estudando programação, veremos que as matrizes serão importantes para organizarmos nossos dados e apresentá-los de uma forma que o computador possa lidar com eles da maneira mais rápida possível para resolver nossos problemas.

Para dar um gostinho do que vem por aí, na próxima aula, veremos algumas operações que podemos realizar com as matrizes e que são fundamentais, por exemplo, para a representação, análise e transformação de imagens digitais.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados