Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Automação Industrial / Matemática Aplicada / Aula
Sejam A(m×n) e B(m×n) matrizes com a mesma ordem, a subtração entre as matrizes A e B, denotada por A−B, corresponde à matriz Cm×n em que cada elemento cij de C é dado pela subtração dos elementos correspondentes em A e B, ou seja, Cij=Aij−Bij, para todo 1≤i≤m e 1≤j≤n. Dadas as matrizes:
A subtração C=A−B entre essas matrizes corresponde a:
A seguir, um exemplo de subtração entre duas matrizes A e B.
Note que a subtração entre matrizes A−B equivale à soma entre a matriz A e a matriz oposta de B, −B, como visto na definição de elemento oposto. Ou seja,
0−A=0+(−A)=−A. Ou seja, a matriz nula é elemento neutro apenas quando aparece como subtraendo (pois +0 é igual a −0).
Vamos voltar ao caso dos pacotes de TV a cabo. Imagine agora que a companhia está fazendo uma promoção para que os clientes mudem para um pacote superior e oferece um desconto durante certo período (digamos 3 meses) para quem fizer a migração. O desconto é de R$5/mês para quem for do pacote 1 para o 2, e de R$10/mês para quem fizer a migração do 1 ou do 2 para o 3. Nenhum desconto é fornecido para quem permanecer no pacote que já possui ou para quem passar para um pacote inferior. A matriz completa da diferença de custos entre os pacotes, sem a promoção, está representada a seguir.
Os valores dos descontos correspondentes à promoção podem ser também registrados sob a forma de uma matriz como:
Lembre-se: como não temos as etiquetas, é importante lembrar que cada linha corresponde ao pacote atual do cliente e cada coluna corresponde ao pacote desejado.
Agora podemos calcular a matriz correspondente à diferença de custo para o cliente nos próximos 3 meses em cada uma das migrações fazendo a subtração Diferença de tarifas–Descontos.
Seja Am×n uma matriz e k∈R um escalar (um número). O produto de k por A, denotada por k⋅A, é a matriz cm×n em que cada elemento cij de C é dado pelo produto do elemento correspondente de A por k, ou seja, cij=k⋅aij, para todo 1≤i≤m e 1≤j≤n. Dada a seguinte matriz:
o produto k⋅A do escalar k pela matriz A corresponde a:
Segue-se um exemplo do produto do escalar k=2,5 por uma matriz quadrada de ordem 3.
A seguir, temos as propriedades do produto de um escalar por uma matriz.
Vamos mais uma vez voltar ao caso dos pacotes de TV a cabo. Imagine agora que a companhia está fazendo uma segunda promoção para que os clientes mudem para um pacote superior e oferece um desconto durante 3 meses para quem fizer a migração, mas agora o desconto é definido sob a forma de uma porcentagem da diferença de custo. O desconto é de 60% da diferença, ou seja, O cliente terá um desconto de 60% na matriz de diferença de tarifas para pacote superior do exemplo 1. O seu desconto será de:
Para pensar: Por que não aplicamos a taxa de desconto à matriz Diferença de tarifas completa?
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados