Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Automação Industrial / Matemática Aplicada / Aula
Sejam am×n e bn×p duas matrizes, o produto de A por B, denotado por A⋅B, é definido apenas quando o número de colunas de A é igual ao número de linhas de B. O produto das matrizes A e B corresponde à matriz cm×p em que cada elemento cij de C é dado pela soma dos produtos de cada elemento da i-ésima linha de A pelo elemento correspondente da j-ésima coluna de B, ou seja, cij=ai1⋅b1j+ai2⋅b2j+⋯ain⋅bnj , para todo 1≤i≤m e 1≤j≤p. Dadas as matrizes:
o produto C=A⋅B entre essas matrizes corresponde a:
Mostramos, a seguir, exemplo de um produto entre duas matrizes.
No site https://pt.khanacademy.org/math/precalculus/precalc-matrices/multiplying-matrices-by-matrices/e/multiplying_a_matrix_by_a_matrix você pode exercitar a multiplicação de matrizes com dicas para solução dos exercícios e até vídeos com ajuda no conteúdo.
A seguir, temos as propriedades do produto entre matrizes.
Portanto, uma matriz identidade funciona como o elemento neutro do produto entre duas matrizes.
Quando precisamos resolver expressões com três ou mais matrizes e operadores diferentes, é imprescindível conhecer as precedências dos operadores, o que nos indicará a ordem de cálculo das subexpressões. A seguir, apresentamos as precedências dos operadores definidos anteriormente.
Dica: sempre que possível, reutilize resultados já calculados.
Seja Am×n uma matriz, sua transposta ATm×n é a matriz em que cada elemento aij de AT corresponde ao elemento aji de A, ou seja, aij=aji, para todo 1≤i≤m e 1≤j≤n. Dada a matriz seguinte:
sua transposta AT é definida como:
Posto de maneira simples, as linhas (colunas) de uma matriz transposta correspondem às colunas (linhas) da matriz original.
Veja o exemplo seguinte:
A seguir, temos as propriedades da operação de transposição de uma matriz.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados