Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Automação Industrial / Matemática Aplicada / Aula
Definiremos, agora, algumas operações sobre matrizes. As definições apresentadas anteriormente serão muito relevantes, pois certas operações só poderão ser realizadas sobre matrizes com propriedades específicas. Além disso, os termos que você acabou de conhecer serão úteis para descrever as operações.
Sejam duas matrizes A e B de mesma ordem m×n. Essas matrizes são iguais se todos os seus elementos correspondentes são iguais entre si, ou seja, aij=bij para todo 1≤i≤m e 1≤j≤n.
Por exemplo, as matrizes A=[1268] e B=[1268] são iguais, pois aij=bij para todo 1≤i≤2 e 1≤j≤2. Por outro lado, as matrizes C=[1268] e D=[602593784] são diferentes, pois c11≠d11.
Sejam Am×n e Bm×n duas matrizes de mesma ordem. A soma das matrizes A e B, denotada por A+B, resulta na matriz Cm×n, em que cada elemento cij de C é dado pela soma dos elementos correspondentes em A e B, ou seja, cij=aij+bij, para todo 1≤i≤m e 1≤j≤n. Dadas as matrizes:
A soma C=A+B entre essas matrizes é:
A seguir, um exemplo de soma entre duas matrizes A e B.
A seguir, apresentamos as propriedades da operação de adição de matrizes.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados