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arrow_back Aula 12 - Google Drive: Apresentações

Produção de slides com o Apresentações Google

Imaginemos que você precisará "prestar contas" sobre o que aprendeu nesta disciplina até este momento. Mais ainda: isso deverá ser feito mostrando em uma apresentação o que vivenciou ao longo destas 12 aulas! Então, você consegue lembrar o que estudou até aqui? Passou um "filme nos seus olhos", hein?!

Mas não precisa se preocupar. Vou lhe dar umas dicas sobre como preparar uma boa apresentação. Via de regra, qualquer apresentação de slides que você fizer precisa ter uma capa, para você se apresentar; uma introdução, para contextualizar a sua fala; algumas páginas com conteúdo, que são usadas para desenvolver suas ideias; e, por fim, uma finalização ou conclusão do que você apresentou, com seus agradecimentos pela atenção da plateia.

Assim, proponho que crie uma apresentação com uma página (ou lâmina) de slide para a capa, quatro slides para apresentar os temas das aulas e uma última lâmina para agradecimentos. Que tal essa proposta?

Saiba mais

Veja as sugestões indicadas neste site. Elas vão lhe ajudar a preparar boas apresentações de slides! A escolha da fonte, das cores e das imagens é determinante para uma exposição exitosa. Lembre-se de que uma boa apresentação pode lhe render bons elogios e uma melhor performance!

Sete dicas para caprichar nos slides

Com o auxílio dessas dicas, vamos preparar nossa apresentação de slides! Você pode aproveitar aquele modelo que criamos no início desta aula ou iniciar um outro. Eu vou partir daquele modelo, ok?

Como combinamos, na primeira lâmina, faremos a capa do nosso slide. Colocaremos um título para a nossa apresentação e, na legenda, colocaremos informações sobre nós. Para tanto, basta clicar nos campos de texto como indica o template. Veja como ficou minha sugestão:

Iniciando uma apresentação

Ao clicar nos campos (ou lembrar do que viu na apresentação da interface), você deve ter observado que a barra de ferramentas para edição de textos é ativada. A fonte padrão do template (Modernização) é a Raleway. Assim como no Documentos, é possível alterar a fonte. Basta selecionar o texto, ir até a ferramenta com as opções e alterá-la. O Google Drive apresenta um conjunto de fontes mais populares. Entretanto, você pode procurar outras. Para isso, basta clicar em: Mais fontes…. Uma caixa de diálogo será aberta e você poderá buscar e selecionar a fonte que mais gostar. Escolha uma dessas fontes extras para a sua apresentação, atentando para a dica que você viu anteriormente: prefira uma fonte sem serifa! Você pode filtrar as fontes nesse estilo aplicando um dos filtros da busca.


As fontes de texto que não possuem pequenos traços e prolongamentos no fim das hastes das letras são chamadas de “sem serifa”. As famílias de fontes sem serifa são conhecidas como sans-serif (do Francês: “sem serifa”). Os exemplos de fontes mais populares para ilustrar os dois tipos são: Arial (sem serifa) e Times New Roman (com serifa).

Inserção de novas Fontes

Para minha apresentação, eu escolhi a fonte Twentieth Century e a apliquei tanto ao título quanto ao campo de legenda. Como julguei que a fonte ficou pequena, decidi alterar o tamanho do título para 48 e o da legenda para 18. Além disso, decidi negritar meu nome, deixar somente esse trecho da legenda com fonte tamanho 24 e retirar o negrito de "uma síntese", presente no título.

Para demarcar o momento da apresentação, decidi inserir mais um componente de texto com o local e a data da apresentação. Mas como fazer isso se só temos dois campos? Muito simples! Basta clicar no botão caixa de texto e clicar onde deseja localizar o novo campo. Eu optei por deixar abaixo do campo de legenda. Você pode fazer o mesmo. Caso ele não tenha ficado ao centro da página, você pode clicar com o botão direito do mouse sobre ele e escolher a opção: Centro da página → Horizontalmente.

Perceba ainda que, por padrão, a fonte não é a mesma adotada nos outros campos. Por isso, selecionei o texto e apliquei a fonte escolhida. Permaneci com o tamanho 14, mas também alinhei o conteúdo do texto ao centro.


Caso o campo de texto inserido fique desproporcional ao conteúdo (campo menor ou maior), apesar de isso não impedir a digitação do texto é possível ajustar as dimensões. Isso é feito a partir das alças de seleção, assim como você aprendeu ao manipular imagens no Google Docs: arrastando-as conforme deseja configurar o tamanho do campo de texto.

Legal, né?! Nossa apresentação já tem uma capa. Agora vamos adicionar outra página para inserirmos o conteúdo em si. Para tanto, você tem algumas opções: (i) clicar no botão ; (ii) pela barra de menu, acessando: Inserir → Novo slide; (iii) com o mouse, clicando com o botão direito na coluna de visualização de miniatura e escolhendo a opção Novo Slide ou, simplesmente, (iv) por meio do atalho do teclado: Ctrl+M.

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