Cursos / Jogos Digitais / Inteligência Artificial para Jogos / Aula

arrow_back Aula 03 - Comportamentos de navegação II

Resumo

Como você pôde observar, os comportamentos de navegação são elementos importantes na construção de uma movimentação realista nos personagens de seu jogo. Os comportamentos são simples de implementar, bastando conhecer e saber aplicar a matemática vetorial. Pode-se criar também comportamentos a seu bel prazer, sem estar limitado a regras específicas. Apresentei aqui alguns como fontes de inspiração, mas você pode definir sua própria forma de lidar com as forças que atuam sobre os jogadores.

O que você aprendeu nessas duas aulas sobre comportamentos de navegação será útil na criação de novas formas de movimentação.

Resumidamente, nessa aula, você viu:

  1. Como fazer com que os personagens desviem de obstáculos, através do comportamento Obstacle Avoidance;
  2. Como fazer com que os personagens sigam um roteiro preestabelecido de pontos, ou seja, que sigam um caminho predefinido, através do comportamento Path Following;
  3. A ideia geral de como desenvolver comportamentos para mover-se de forma aleatória, através do comportamento Wander, e como seguir um líder, através do Leader Following.

Além disso, você viu também os conceitos de estruturas de dados, em que duas foram apresentadas:

  • Fila: estrutura na qual os novos elementos são inseridos sempre no final e a remoção sempre ocorre com os primeiros. As operações sobre esse tipo de estrutura também são conhecidas como operações do tipo FIFO (do inglês, First In, First Out. Ou seja, os primeiros a entrar serão os primeiros a sair).
  • Pilha: estrutura na qual tanto a inserção quanto a remoção dos elementos ocorrem no início (ou topo) da estrutura. As operações sobre esse tipo de estrutura são conhecidas como operações do tipo LIFO (do inglês, Last In, First Out. Ou seja, os últimos a entrar serão os primeiros a sair).

Bom…

Sobre comportamentos de navegação paro por aqui. Porém, os jogadores ainda estão muito simples. Eles possuem, por enquanto, apenas um comportamento (seguir as forças de navegação). Para que eles fiquem mais “inteligentes" você precisa dotá-los da capacidade de adaptação, para que os jogadores tenham comportamentos diferentes dependendo das condições e situações do jogo. Como diria Charles Darwin, sobrevive aquele que mais se adapta!

Veremos isso na próxima aula.

Até lá!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados