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arrow_back Aula 14 - Criação de Elementos em Tempo de Execução, Dano e Elementos Coletáveis

Resumo

Na aula de hoje conhecemos três novas técnicas interessantes. Aprendemos, no começo da aula, como criar um novo Prefab e utilizá-lo, em conjunto com um Spawner, para criar elementos em tempo de execução. Para isso, conhecemos o método Instantiate, que é responsável por tal comportamento. Também aprendemos a editar algumas propriedades do Prefab após criá-lo.

Em seguida, vimos como podemos interagir com o Player a partir dos nossos Prefabs e como eles podem receber feedback do Player. Vimos também como essas alterações no Player podem refletir diretamente na UI, a partir de propriedades específicos dos elementos do HUD.

Por fim, aprendemos a adicionar objetos coletáveis em nossa cena, representando, nesse caso, um objeto capaz de recuperar a energia do nosso robô! Esse componente faz a sua função e é, em seguida, deletado rapidamente para evitar duplicações.

Também conhecemos, na aula de hoje, o sistema de mensagens do Unity e como podemos utilizá-lo para realizar a comunicação entre elementos em pontos diversos da hierarquia. O utilizamos para enviar mensagens de fim de jogo a todos os objetos criados pelo Spawner.

O código final do projeto, como estava ao fim da aula de hoje, pode ser encontrado aqui! Qualquer dúvida que tenham, fiquem à vontade para nos procurar nos fóruns!

Até a próxima aula! Nela finalizaremos a disciplina com toda a parte de distribuição de jogos! o/

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