Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula
Para finalizar a nossa aula, adicionaremos um elemento coletável em nossa cena. Esses elementos são muito comuns em diversos jogos, como os Power Ups do Megaman ou as moedinhas do Mario. Em nossa fase, utilizaremos o mesmo sprite da UI para adicionar um pack de recuperação de energia à nossa cena. Veja na Figura 6!
Para começar, criemos um novo objeto vazio chamado EnergyPacks. Esse objeto armazenará os packs de energia. Em seguida, adicione o sprite à cena como filho desse objeto. Ele estará gigante! Altere sua posição para (-92, -4.75, 0) e a sua escala para (0.2, 0.2, 0). Com isso, ele ficará em um tamanho ideal, logo após os nossos mísseis. Renomeie o objeto para EnergyPack e altere sua Order in Layer para 1.
Em seguida, adicione ao EnergyPack um Box Collider 2D para que possa detectar as colisões e recuperar a vida do Player quando oportuno. Para que não haja uma colisão física, como é o comportamento padrão com esses objetos, ative a opção isTrigger. Não é mais necessário qualquer componente físico para que ele funcione!
O último componente que precisaremos é o script que vai executar a cura, de fato. Crie um novo script, na pasta Scripts, chamado Energy Pack e o adicione ao objeto EnergyPack. Esse script terá o código bem simples, como visto na Listagem 6.
Listagem 6 - Código do script EnergyPack, adicionado ao objeto EnergyPackCom isso, quando houver uma colisão, o script irá detectar se foi com o Player. Caso tenha sido, a função de alteração de vida será chamada, passando, dessa vez, um valor positivo. Em seguida, o objeto será destruído para que não seja utilizado novamente. Assim, criamos, com sucesso, uma réplica do comportamento de objetos coletáveis. Se quiser, pode-se criar um Prefab desse elemento e então espalhá-lo pela cena, à medida que o usuário possa necessitar! As oportunidades de alteração ficam ao seu critério.
E com isso, concluímos a nossa penúltima aula! Está quase acabando! E já temos um jogo bem completo, não é? Na próxima aula finalizaremos os últimos detalhes e então veremos como podemos distribuir esse nosso jogo! Até lá, meus amigos! o/
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados