Cursos / Jogos Digitais / Desenvolvimento com Motores de Jogos I / Aula
Fala, pessoal! Estamos quase no final de nossa disciplina e já temos um jogo bem legal desenvolvido! Mas será que ainda falta alguma coisa? Na verdade, faltam várias! E infelizmente nem teremos tempo de ver tudo nesta disciplina. Mas conseguimos adiantar ainda mais algumas coisas que vocês poderão replicar em qualquer um de seus futuros projetos, com base no estudado aqui!
A primeira novidade da aula de hoje será a instanciação de elementos em tempo de execução. Você já deve ter visto objetos, os quais não eram partes de uma cena, surgirem em um jogo à medida que algo acontece, não? E é justamente esse comportamento que aprenderemos a adicionar agora em nosso jogo! Criaremos o Prefab de um míssil e, em seguida, uma bazuca capaz de atirá-lo em um intervalo aleatório, criando, assim, um desafio a mais para o nosso jogador!
Mas só terá graça mesmo se esses objetos causarem algum dano no jogador, utilizando a barra de energia desenvolvida na aula passada, certo? Trabalharemos isso ainda nesta aula! Como podemos adicionar (e mostrar) o dano em nossa cena? É o que também veremos ao longo da aula! Cuide-se, robozinho!
Para finalizar, ajudaremos um pouco o robô. Utilizaremos o conceito de elementos coletáveis, como as moedinhas do Mário ou mesmo os Power Ups do Megaman, a fim de criar um pacote de recuperação de vida para o nosso personagem. Esse pacote, assim como os itens citados, será coletado e sumirá logo após cumprir a sua função! Isso não deve ser tão difícil com o que já aprendemos, não é?
A aula de hoje funcionará como uma grande revisão, pois serão apresentados conceitos de mais alto nível! Caso não compreenda algo, fique à vontade para entrar nos fóruns e falar conosco. Estaremos aguardando! E vamos à aula!
Ao final desta aula, você deverá ser capaz de:
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