Cursos / Jogos Digitais / Física Aplicada a Jogos / Aula

arrow_back Aula 05 - Colisões

4 - Conservação da quantidade de movimento nas colisões

A energia cinética total nem sempre se conserva em uma colisão. No entanto, se calcularmos a quantidade de movimento total dos objetos, antes e depois de colidirem, verificaremos, qualquer que seja a colisão, que essa quantidade de movimento se conserva.

A quantidade de movimento total de um sistema de objetos que colidem, imediatamente antes da colisão, é igual à quantidade de movimento total do sistema imediatamente após a colisão.

Exercício Resolvido

Em uma mesa de sinuca, a bola branca, de massa m, movendo-se com velocidade $v = 2,0 m/s$, atinge a bola amarela que estava em repouso. Supondo que o choque seja central e elástico, determine a velocidade das duas bolas após a colisão.

Sejam $\vec{v}_1$ e $\vec{v}_2$ as velocidades das bolas branca e amarela, após a colisão. A quantidade de movimento do sistema (das duas bolas), antes do choque, era $m\vec{v}$, pois apenas a bola branca estava em movimento. Como em qualquer colisão há conservação da quantidade de movimento total, podemos escrever:

$$m\vec{v} = m\vec{v}_1 + m\vec{v}_2 $$

Já que o choque é central, os vetores $\vec{v}$, $\vec{v}_1$ e $\vec{v}_2$ têm a mesma direção e, portanto, a relação anterior poderá ser escrita em notação escalar, isto é:

$$m\vec{v} = m\vec{v}_1 + m\vec{v}_2 $$ $$v = v_1 + v_2$$ $$v_1 + v_2 = 2,0$$

Tratando-se de uma colisão elástica, a energia cinética do sistema se conserva. Logo:

$$\frac{1}{2}mv^2 = \frac{1}{2}mv^2_1 + \frac{1}{2}mv_2 $$ $$v^2 = v^2_1 + v^2_2$$ $$v^2_1 + v^2_2 = 4,0$$

Obtivemos, assim, duas equações, relacionando as incógnitas $v_1$ e $v_2$:

$$v_1 + v_2 = 2,0$$ $$v^2_1 + v^2_2 = 4,0$$

Da primeira equação, $v_1=2,0-v_2$, substituindo-a na segunda:

$$(2,0 - v_2)^2 + v^2_2 = 4,0$$

Resolvendo essa equação, obtemos $v_2 = 2,0 m/s$ e, como $v_1=2,0−v_2$, concluímos que $v_1=0$.

Note que, por causa da colisão, a bola branca entra em repouso e a bola amarela adquire uma velocidade igual à que a bola branca possuía antes do choque.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados