Cursos / Redes de Computadores / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula

arrow_back Aula 07 - Ferramentas on-line colaborativas de produtividade

Redes Sociais específicas para a área de TI

Quando você viu que estudaria sobre redes sociais, logo imaginou serviços como Facebook, Twitter e Google+, não é mesmo? Arrisco ainda dizer que utiliza pelo menos uma dessas redes. Confere? A questão é: você costuma explorar o potencial dessas ferramentas para além do entretenimento?

Redes sociais

Como foi mencionado no início desta aula, a internet pode servir como fonte de informação e interação com outras pessoas. Nesse contexto, é possível explorar essas ferramentas, já que em muitas delas há grupos, páginas ou perfis congregando pessoas e informações acerca de algum assunto específico. De fato, existem muitas discussões envolvendo assuntos correlatos à área de TI. Por exemplo, você sabia que existe um perfil oficial do IMD no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube?

E quanto a redes sociais específicas de colaboração do pessoal da TI, você conhece alguma? Pois saiba que existem! Aliás, lembra da história sobre o desenvolvimento do Software Livre? Então: uma das mais conhecidas redes sociais geek partiu de um sistema de código aberto para controle de versões de softwares (Git) desenvolvido pelo criador do kernel do Linux, ninguém menos que Linus Torvalds! Tudo a ver, né?

Outro serviço é uma espécie de helpdesk colaborativo, desenvolvido como alternativa a sites de perguntas e respostas sobre TI com acesso mais restrito, voltado a grupos de especialistas. A rede social que você conhecerá refere-se a um espaço de discussão no qual pessoas com diferentes níveis de conhecimento em programação socializam dúvidas e compartilham soluções para os problemas específicos de TI. Dificuldades com softwares, códigos de programação, sugestões de soluções, entre outros, são exemplos do que se comenta nessa rede social.

Então, vamos conhecê-la?

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados