Cursos / Redes de Computadores / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula

arrow_back Aula 07 - Ferramentas on-line colaborativas de produtividade

Colaboração em empresas de TI: o caso da Google

A Google foi fundada em 1998 por dois estudantes de Doutorado da Universidade de Stanford – Larry Page e Sergey Brin, os Google Guys. Desde sua concepção, é possível perceber a “veia” criativa e inovadora da empresa. É declarada como principal missão “organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil”. Em seu slogan, a Google adverte: “Não seja mau” (do inglês: Don’t be evil), destacando que é possível ganhar dinheiro sem prejudicar alguém. Assim, os conceitos de colaboração, compartilhamento e solidariedade, mais uma vez, são destacados em um projeto exitoso de TI.

Nesse sentido, desde 2005, a Google realiza anualmente o Google Summer of Code (GSoC), um evento voltado aos jovens que pretendem colaborar e desenvolver tecnologias abertas e livres. Para esse evento, a empresa disponibiliza bolsas a estudantes de qualquer lugar do mundo, maiores de 18 anos, interessados em desenvolver projetos com software livre durante o período do verão norte-americano. Com essa iniciativa, a empresa, além de investir em novos talentos na área de TI, consegue captar boas ideias para aplicá-las oficialmente aos seus produtos. Para saber mais sobre o evento, clique aqui.

A filosofia corporativa da Google, incorporada em parte pela Alphabet Inc. – nome da conglomerada, criada em 2015 para gerenciar todos os serviços das ramificações da gigante da TI, é caracterizada por um tom mais casual e pela concentração de esforços para oportunizar que seus funcionários sejam criativos e colaborativos. A proposta é que “o trabalho deve ser desafiador e os desafios devem ser divertidos”. Com isso, a Google faz com que seus colaboradores se sintam constantemente desafiados e alinhados à proposta da instituição e, de quebra, mantém a empresa na lista dos melhores lugares para se trabalhar no mundo. Mas, como nem tudo é 100% maravilha, alguns ex-funcionários indicam aspectos negativos, conforme depoimentos na reportagem a seguir.

Saiba Mais

O melhor e o pior do trabalho na Google, segundo brasileiros

Confira as avaliações de funcionários e ex-funcionários da Google no Brasil feitas na comunidade de carreiras Love Mondays

Avaliação do Google

O fato é que as características da empresa são repassadas aos produtos desenvolvidos e fornecidos pela Google. Portanto, colaboração, compartilhamento e inovação são elementos comuns aos serviços oferecidos, seja em motor de busca, navegador web, sistema operacional, ou em outras soluções desenvolvidas pela Google. Um exemplo emblemático é o Google Drive, o serviço de armazenamento nas nuvens, mas que vai muito além disso, estudado na aula passada.

Com o Google Drive é possível não apenas salvar, mas também compartilhar e produzir arquivos nas nuvens de modo colaborativo, livre e gratuito. A variedade de ferramentas desse serviço on-line permite aos utilizadores realizar atividades de criação, gravação, edição, divulgação e ainda salvar mídias digitais na web.

Além de disponibilizar uma suíte de escritório completa, com editor de textos, planilha eletrônica e apresentador de slides, o Google Drive tem se destacado pela possibilidade de produção colaborativa entre as pessoas, de um mesmo arquivo simultaneamente. Por vantagens como: armazenamento em nuvem, disponibilidade de softwares de produtividade, acesso gratuito, trabalho colaborativo, suporte a diversas mídias e integração com outras aplicações on-line, é que o Google Drive tem sido adotado e explorado em diversos setores e empresas como solução de produtividade. E você, já utiliza o Google Drive? Se não, prepare-se, pois nas próximas aulas você irá estudar sobre as ferramentas de escritório da Google!

Até breve!

Midiateca

O filme Os Estagiários (The Internship), distribuído pela 20th Century Fox e dirigido por Shawn Levy, retrata de maneira cômica um pouco do cotidiano de funcionários da Google. A comédia conta a história de dois desempregados, interpretados pelos atores Owen Wilson e Vince Vaughn, que decidem pleitear vagas de estágio na empresa. Para tanto, eles precisarão desenvolver projetos e realizar uma série de atividades, explorando a colaboração, a inovação, dentre outras características da Google. Vale a pena assistir!

<span class='italico'>Os estagiários</span>

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados