Cursos / Redes de Computadores / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula
Webconferência é o termo pelo qual são denominadas reuniões ou encontros virtuais entre duas ou mais pessoas, realizadas por meio da internet. Ferramentas e serviços para webconferência permitem que você converse com pessoas em diferentes lugares, de modo síncrono, por meio de emissão de texto, áudio e imagem. A vantagem é a possibilidade de optar por uma delas ou todas as mídias ao mesmo tempo. Utilizando apenas texto, seria o mesmo uso de chats ou bate-papos. Pode-se dizer que é o uso mais limitado, entretanto, pode ser a única opção para o caso de conexões mais lentas.
Outra alternativa seria apenas o uso de voz. Afinal, sem o envio do vídeo, o consumo e o tráfego de dados pela internet diminui consideravelmente. Além disso, em alguns serviços é possível compartilhar arquivos abertos na tela do seu dispositivo, como apresentação de slides ou mesmo as linhas de código de um programa que você está produzindo.
Antes de fazer uma webconferência, você deve verificar se o seu sistema possui os requisitos mínimos necessários para o funcionamento dela, tais como hardwares (câmera e microfone), softwares (a própria ferramenta ou navegadores web compatíveis) e plugins (recursos necessários para configuração do serviço). Mas não se preocupe, pois caso o seu dispositivo não tenha algum desses recursos, o próprio serviço ou ferramenta emite um aviso ao iniciar a chamada e em algumas situações ainda sugere como solucionar.
Quanto ao hardware, considerando que você utilizará imagem e som em sua webconferência, é recomendável que seu dispositivo possua ou esteja ligado a webcam, microfone e alto-falantes ou headfones. Ah, para sua segurança, como esses recursos também são de entrada, é provável que os aplicativos de webconferência solicitem permissão no primeiro acesso para conectar sua câmera e microfone. Não esqueça de permitir, do contrário, o seu contato não conseguirá falar com você! Ok?
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados