Cursos / Redes de Computadores / Data Center / Aula

arrow_back Aula 04 - Sistema de climatização

Melhores práticas

Nesta seção, falaremos de algumas medidas que devem ser tomadas para melhorar a eficiência do sistema de climatização do Data Center. Esse sistema é um dos vilões do consumo elevado de energia de qualquer DC, logo, é importante praticar algumas medidas a fim de tentar reduzi-lo.

A primeira medida é isolar completamente as áreas frias e quentes da sala de computadores selando as aberturas de entrada e passagem de cabos entre os racks, além das infraestruturas de cabeamento sob o piso elevado. Um dos dispositivos que permite selar essa passagem de cabos é mostrado na Figura 8.

Exemplo de dispositivo que sela a passagem de cabos.

Outra medida necessária é evitar aberturas nos racks por falta de equipamentos, prevenindo a saída do ar quente para o corredor frio. Isso pode ser feito através do uso de painéis cegos para o fechamento dessas aberturas, como mostra a Figura 9.

Exemplos de painéis cegos usados para fechar os racks.

Além disso, é preciso distribuir igualmente os racks de equipamentos com maior densidade e, consequentemente, maior produção de calor entre as fileiras de racks. Isso evita que uma determinada fileira fique sempre mais aquecida que outras, prejudicando a eficiência do sistema como um todo.

Uma última medida é evitar a entrada de pessoas na sala de computadores, pois elas acabam levando calor para dentro da sala e forçam o sistema de refrigeração a trabalhar mais. Todos os equipamentos de TI de um Data Center são projetados para serem operados remotamente, não necessitando de qualquer intervenção manual após sua instalação completa. Até mesmo instalar um sistema operacional a partir de um CD ou DVD em um blade é possível fazer via rede, mapeando a unidade ótica do notebook do instalador diretamente no servidor em questão.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados