Cursos / Redes de Computadores / Data Center / Aula

arrow_back Aula 04 - Sistema de climatização

Estudo de caso

Nesta seção, falaremos da solução de climatização adotada nos Data Centers da UFRN. Trata-se do sistema de ar-condicionado de precisão In-Row do fabricante APC. Nesse sistema, as unidades de ar-condicionado são racks de altura padrão colocados entre os racks de equipamentos, conforme mostra a Figura 6.

Sistema de ar-condicionado de precisão In-Row da APC.

A ideia de posicionar a unidade de ar-condicionado como se fosse um rack de equipamentos é aproximar a refrigeração daquilo que gera calor, evitando desperdícios no meio do caminho. Dependendo da carga de refrigeração necessária, pode-se usar dois modelos de unidade de ar-condicionado, conforme a Figura 7.

Modelos In-Row RD 10kW e RP 29kW.

O modelo menor, o In-Row RD 10kW, possui capacidade para refrigerar um rack de equipamentos com carga máxima de 10kW de consumo de energia, e o maior (mais largo) 29kW. Assim, dependendo da quantidade de equipamentos e de seus consumos de energia, talvez seja necessário o modelo maior.

Por exemplo, os servidores adotados na UFRN são do tipo blade (lâmina) inseridos em um chassi (veremos em detalhes esse equipamento na Aula 6). Cada servidor blade consome aproximadamente 250W. Um chassi comporta 16 servidores, totalizando 4kW por pico de consumo em um chassi inteiro. Um rack de 40U pode comportar 7 chassis, totalizando 28kW de consumo de energia em um único rack de equipamentos de TI. Nesse caso, se utilizarmos a redundância N+1 no sistema de refrigeração, devemos utilizar duas unidades RP 29kW, uma em cada lado do rack de blades.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados