Cursos / Redes de Computadores / Data Center / Aula

arrow_back Aula 04 - Sistema de climatização

Projeto do sistema de climatização

Marin (2011) afirma que o projeto do sistema de climatização da sala de computadores do Data Center deve levar em consideração os seguintes fatores:

Este último fator, o do clima local, inclusive pode determinar o uso de um sistema de refrigeração conhecido como free-cooling, o qual tem basicamente a função de trazer o ar frio de fora do prédio para dentro da sala de computadores, fazendo com que esse ar circule e resfrie os equipamentos, tendo como benefício uma grande economia no consumo de energia elétrica, visto que não é necessário o uso de motores condensadores (refrigeradores) de ar. É por essa razão que muitos Data Centers gigantes são instalados em países de clima frio, próximos dos polos terrestres, tornando, assim, as suas operações bem mais econômicas.

A Figura 1 mostra a ideia do esquema de free-cooling em um Data Center hipotético.

É possível observar na Figura 1 que o sistema de refrigeração (em destaque) puxa o ar frio do ambiente, em torno de 17o Celsius, retira eventuais partículas e o empurra limpo para dentro da sala por baixo do piso elevado. Esse ar frio é então sugado pelos equipamentos nos racks, refrigerando-os, e sai já quente por outro sistema de exaustão em um ambiente diferente da sala. Pelas leis da física, o ar frio é mais pesado que o ar quente, então a tendência é sempre o ar quente estar no topo da sala, o que facilita a exaustão dele para fora, como está demonstrado na Figura 1.

Segundo Marin (2011), para que a temperatura da sala de computadores opere dentro da faixa recomendada pela maioria dos fabricantes de equipamentos de Data Center, as unidades de condicionamento do ar são configuradas para entregar ar frio entre 20 e 25o C com uma taxa de troca de calor de 5o C por hora. O mesmo se aplica à umidade relativa do ar que é entregue entre 20 e 80%.

Os especialistas afirmam que um sistema convencional de ar-condicionado de DC gasta em torno de 40% de sua alimentação elétrica a fim de resfriar a computer room. Ou seja, a cada 10kW de carga para a qual se deseja retirar calor da sala de computadores, 4kW são consumidos pelo sistema de ar-condicionado. Diversas otimizações têm sido buscadas objetivando diminuir esse percentual, e veremos algumas delas logo mais.

Tudo bem até aqui? Temos muito a aprender na aula de hoje e certamente os conhecimentos sobre as características e funcionalidades dos sistemas de climatização dos DC’s são fundamentais para o bom funcionamento desses equipamentos. A seguir, saberemos a importância dos Corredores frios e quentes, outro item indispensável para a infraestrutura de um Data Center. Acompanhe comigo e compartilhe suas dúvidas com seus colegas de turma, isso vai ajudar bastante a sistematizar o seu aprendizado!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados