Cursos / Redes de Computadores / Data Center / Aula
Os primeiros equipamentos UPS (Uninterruptible Power Supply) utilizados em Data Centers não eram modulares, ou seja, eles eram compostos de uma única caixa de alta potência adequada para atender a toda a carga do site. A redundância era feita através da aquisição de outra(s) caixa(s) completas de igual capacidade. Como vimos na seção anterior, essa solução apresentava baixíssima eficiência de projeto, o que encarecia consideravelmente todo o sistema de UPS.
Felizmente, isso é passado. Atualmente, qualquer sistema UPS para Data Center é dito modular, isto é, ele é composto de módulos (gavetas) de potência que podem ser acrescidas ou trocadas sem que seja necessária a parada de todo o UPS. Dizemos que essas gavetas são do tipo hot-swap (“troca a quente”) e facilitam enormemente as manutenções preventivas e corretivas do sistema UPS, aumentando sua confiabilidade e disponibilidade. A Figura 7 mostra o modelo de UPS adotado nos Data Centers da UFRN, o APC Symmetra PX.
O modelo de UPS mostrado na Figura 7 é montado em racks de dimensões padrão para Data Centers e, dependendo da quantidade de módulos de potência a serem usados, são necessários dois racks para acomodar todos os módulos e baterias. Na Figura 7, o rack da esquerda acomoda os módulos de potência, e o da direita as gavetas de baterias.
Nos Data Centers da UFRN, para cada fileira de racks de equipamentos de TI foi definida uma carga máxima de consumo de 80kW e uma redundância N+1. O Symmetra PX da APC possui módulos com potência de 16kW. Assim, foram instalados 6 módulos com 1 em redundância. Ao aplicarmos a fórmula da Figura 6, obtemos a eficiência desse projeto: ep = 80kW / 96kW (x 100%) = 83%, uma boa marca.
Cada módulo de potência fica ligado a um módulo de baterias. Cada módulo de baterias, por sua vez, é composto por quatro unidades de baterias hot-swap. A Figura 8 mostra uma foto de uma unidade de baterias sendo sacada do módulo.
Cada unidade de baterias, vista na Figura 8, possui 8 baterias seladas de chumbo ácida de 12V e 7,2Ah. A autonomia de todo o sistema UPS proveniente de suas baterias depende, obviamente, da carga sendo consumida, mas geralmente não é necessário mais do que alguns minutos de autonomia até que o gerador entre em ação e comece a gerar a energia que faltou da concessionária.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados