Cursos / Redes de Computadores / Data Center / Aula

arrow_back Aula 03 - Sistemas Elétricos

Sistema UPS modular

Os primeiros equipamentos UPS (Uninterruptible Power Supply) utilizados em Data Centers não eram modulares, ou seja, eles eram compostos de uma única caixa de alta potência adequada para atender a toda a carga do site. A redundância era feita através da aquisição de outra(s) caixa(s) completas de igual capacidade. Como vimos na seção anterior, essa solução apresentava baixíssima eficiência de projeto, o que encarecia consideravelmente todo o sistema de UPS.

Felizmente, isso é passado. Atualmente, qualquer sistema UPS para Data Center é dito modular, isto é, ele é composto de módulos (gavetas) de potência que podem ser acrescidas ou trocadas sem que seja necessária a parada de todo o UPS. Dizemos que essas gavetas são do tipo hot-swap (“troca a quente”) e facilitam enormemente as manutenções preventivas e corretivas do sistema UPS, aumentando sua confiabilidade e disponibilidade. A Figura 7 mostra o modelo de UPS adotado nos Data Centers da UFRN, o APC Symmetra PX.

UPS da APC modelo Symmetra PX.

O modelo de UPS mostrado na Figura 7 é montado em racks de dimensões padrão para Data Centers e, dependendo da quantidade de módulos de potência a serem usados, são necessários dois racks para acomodar todos os módulos e baterias. Na Figura 7, o rack da esquerda acomoda os módulos de potência, e o da direita as gavetas de baterias.

Nos Data Centers da UFRN, para cada fileira de racks de equipamentos de TI foi definida uma carga máxima de consumo de 80kW e uma redundância N+1. O Symmetra PX da APC possui módulos com potência de 16kW. Assim, foram instalados 6 módulos com 1 em redundância. Ao aplicarmos a fórmula da Figura 6, obtemos a eficiência desse projeto: ep = 80kW / 96kW (x 100%) = 83%, uma boa marca.

Cada módulo de potência fica ligado a um módulo de baterias. Cada módulo de baterias, por sua vez, é composto por quatro unidades de baterias hot-swap. A Figura 8 mostra uma foto de uma unidade de baterias sendo sacada do módulo.

Módulo de baterias do APC Symmetra PX.

Cada unidade de baterias, vista na Figura 8, possui 8 baterias seladas de chumbo ácida de 12V e 7,2Ah. A autonomia de todo o sistema UPS proveniente de suas baterias depende, obviamente, da carga sendo consumida, mas geralmente não é necessário mais do que alguns minutos de autonomia até que o gerador entre em ação e comece a gerar a energia que faltou da concessionária.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados