Cursos / Redes de Computadores / Data Center / Aula

arrow_back Aula 03 - Sistemas Elétricos

Distribuição elétrica no Data Center

Um dos sistemas mais críticos de um Data Center é o seu sistema de distribuição elétrica. Isso porque a alimentação elétrica dos equipamentos críticos de TI deve ser contínua e ter disponibilidade de 100%. Para garantir essa disponibilidade, sistemas auxiliares de alimentação elétrica são inseridos aos componentes do sistema elétrico, tais como Grupo Motor-Gerador (GMG) e o Sistema de Energia Ininterrupta (UPS - Uninterruptible Power Supply, popularmente conhecido como “nobreak”).

Está lembrado da classificação Tier I a IV do Uptime Institute vista na aula passada? Pois bem, são principalmente as características de redundância e confiabilidade desses componentes elétricos que determinam a disponibilidade ou uptime (tempo em operação) de todo o Data Center.

O sistema elétrico de um Data Center deve contar com os seguintes elementos básicos:

  • Entrada de alimentação elétrica proveniente da concessionária;
  • Grupo motor-gerador (ou simplesmente Gerador);
  • Chaveadores (chaves de comutação);
  • Sistema UPS (Uninterruptible Power Supply);
  • Unidade de distribuição de energia (PDU - Power Distribution Unit);
  • Sistema de aterramento.

A Figura 4 exibe um esquema de interligação desses elementos de distribuição elétrica em um Data Center.

Sistema elétrico básico de um Data Center.

No sistema de distribuição elétrica apresentado na Figura 4, a energia que chega da concessionária vem para uma subestação de transformação de alta para baixa tensão, normalmente de 13.200V para 220V ou 127V. Essa energia da concessionária chega em um quadro de chaveamento, geralmente próximo ao gerador, o qual liga automaticamente o gerador e chaveia para a sua energia caso haja uma interrupção no fornecimento da energia pela concessionária.

Em seguida, a energia chega ao UPS, que carrega as baterias e repassa para as PDU’s. Essa energia armazenada nas baterias do UPS será utilizada no momento em que o gerador é acionado, pois é necessário cerca de 1 minuto para que o motor do gerador entre na rotação correta de geração da corrente elétrica para alimentar todo o site.

Um exemplo bastante comum de PDU são as réguas de energia dentro dos racks de equipamentos, conforme mostra a Figura 5.

Sistema elétrico básico de um Data Center.

A PDU apresentada na Figura 5 é do tipo gerenciável e, por isso, tem condições de informar o quanto de energia (em Watts) está sendo consumida pelos equipamentos que estão ligados nela. Existem modelos de PDU do fabricante APC que informam por tomada esse consumo.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados