Cursos / Redes de Computadores / Data Center / Aula

arrow_back Aula 03 - Sistemas Elétricos

Planejamento dos espaços

Antes de falarmos do sistema elétrico, é importante verificarmos como é planejada a ocupação dos espaços físicos da edificação de um Data Center. A área dessa edificação deve ser dimensionada levando em consideração os vários sistemas e áreas de apoio que precisam ser instalados:

  • Sala de computadores (computer room);
  • Sistemas elétricos (distribuição elétrica);
  • Sistema de refrigeração;
  • Espaços de suporte (NOC – Network Operations Center, entrada de telecomunicação, etc.).

A norma ABNT NBR 14565:2012, em seu anexo F, possui um diagrama básico com os espaços previstos de um Data Center e como eles se relacionam entre si, conforme a Figura 1:

Espaços do Data Center e como se relacionam entre si.

É possível observar, no diagrama da Figura 1, que existe uma separação, dentro da edificação, dos espaços para as entradas de telecomunicação e de energia do Data Center propriamente dito. Isso é feito para que os técnicos das operadoras de telecomunicação e da concessionária de energia não precisem entrar no DC ao realizar qualquer manutenção nas respectivas redes, evitando, assim, pessoas estranhas dentro do ambiente de missão crítica.

Obviamente, o diagrama apresentado na Figura 1 é apenas um modelo de divisão dos espaços, e diferentes configurações podem ser também utilizadas. Por exemplo, é muito comum o NOC (Network Operations Center) ou Sala de Operação de Rede servir para os sistemas de Automação, Incêndio e Monitoramento de toda a infraestrutura do DC. A sala que normalmente fica de fato isolada é a Sala de Computadores, onde ficam os equipamentos de TI que fazem o processamento e armazenamento de dados de todo o site.

Piso elevado

Um dos principais requisitos para o planejamento do espaço físico de um Data Center é o que chamamos de “piso elevado”. Isto é, praticamente todo o espaço físico do DC, e em especial a computer room, deve contar com uma estrutura metálica que eleva o piso das salas de forma a criar um vão por onde passam todos os cabeamentos e tubulações de infraestrutura. A Figura 2 apresenta um exemplo de tal piso em uma sala de computadores.

Piso elevado da sala de computadores de um Data Center.

A estrutura metálica de elevação e fixação do piso deve ser montada sobre a laje onde será instalada a sala de computadores. Segundo Marin (2011), a espessura da laje deve ter, no mínimo, 14 cm e suportar uma carga de piso mínima de 7,2KPA (723,36 kgf/m2). Para Data Centers com alta densidade de equipamentos na sala de computadores, sua laje deve ter espessura mínima de 20 cm e suportar 1.220,6036 kgf/m2 de peso.

Um aspecto muito importante e relacionado ao sistema elétrico é que a estrutura metálica do piso elevado deve estar aterrada para evitar o acúmulo de carga estática tanto no piso quanto nos equipamentos. A Figura 3 mostra um diagrama geral da estrutura de elevação do piso para a computer room.

Detalhe do piso elevado da sala de computadores.

O ideal é que o aterramento utilizado pela sala de computadores do DC seja independente do aterramento da edificação, evitando que fugas de corrente pelo fio terra em outros ambientes interfiram na operação dos equipamentos na computer room. A estrutura do piso elevado deve ser contínua, de modo a oferecer uma boa capacidade de transferência lateral do peso. As placas que cobrem o piso normalmente possuem dimensões quadradas de 60cm, combinando com a largura da frente dos racks utilizados na sala de computadores.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados