Cursos / Redes de Computadores / Segurança em Redes / Aula
Existem varias características biológicas que podem ser usadas para identificação, como íris, retina, impressão digital e voz. A seguir, serão detalhadas algumas dessas características, explicando o porquê de serem usadas para autenticação.
Íris a íris consiste na parte mais visível e colorida do olho. Os sistemas biométricos usam a íris como meio de identificação baseando-se na leitura dos anéis coloridos existentes em torno da pupila. Esses anéis formam uma imagem complexa que é usada para a identificação. A preferência pelo uso da íris ocorre devido a essa característica praticamente não mudar durante a vida da pessoa.
Retina (membrana interna do globo ocular) o método de identificação por retina analisa a formação de vasos sanguíneos no fundo do olho. A segurança é garantida pelo fato da estrutura dos vasos sanguíneos estarem relacionadas com os sinais vitais da pessoa, ou seja, o dispositivo leitor não define padrão da retina de uma pessoa sem vida.
Impressão digital o uso de impressão digital para identificação é uma das formas mais usadas atualmente. O mecanismo de identificação por impressão digital consiste na captura da formação de depressões na pele das pontas dos dedos e/ou das palmas das mãos de uma pessoa. Essas depressões são diferentes de pessoa para pessoa. Para o uso de identificação por impressão digital, existem, basicamente, três tipos de tecnologias envolvidas:
Voz funciona a partir da captura da voz do usuário. O usuário, normalmente, posiciona-se diante de um microfone ou aparelho para captação da voz e pronuncia uma frase. Esse processo é repetido até que seja possível construir o padrão da voz do usuário. Quando esse padrão de voz é construído, através de diversas combinações de fatores físicos e comportamentais, é praticamente impossível haver uma imitação desse padrão. Porém, o uso de sistema biométrico baseado em reconhecimento por voz tem problemas devido a alterações nas condições do ambiente em que se encontram os sensores, assim como na variação da voz do usuário devido a alguma alteração na condição física do usuário, como em doenças (gripes e resfriados) ou alteração no estado emocional (stress).
As duas principais características usadas em sistemas biométricos atuais são impressão digital e íris. Isso se deve a essas características serem únicas de cada ser humano e menos afetadas por meios externos (doenças, estado emocional, entre outros).
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados