Cursos / Redes de Computadores / Segurança em Redes / Aula

arrow_back Aula 07 - Sistemas Biométricos

Conceito de Sistemas Biométricos

Nas aulas anteriores, foi demonstrado que a autenticação é fundamental não só em sistemas computacionais, mas em diversas áreas, servindo para identificar quem é o autor de um ato e impedindo que o legítimo autor negue que fez algo por arrependimento ou por má fé. Você aprendeu sobre as formas de autenticação simples, como login e senha, e mais sofisticadas, como certificados digitais.

Você viu também que sistemas biométricos são métodos de autenticação que analisam as características físicas ou comportamentais do usuário para determinar sua identificação. Assim, características como impressão digital, e até a voz, podem ser usadas para se identificar uma pessoa. Para refrescarmos nossa memória, Biometria (Bios = vida, metron = medida) é o uso de características biológicas em mecanismos de autenticação.

Esses métodos de autenticação são considerados seguros permitindo a identificação de usuários de forma eficiente e, por isso, cada vez mais são usados para se obter maior segurança em aeroportos, hospitais, hotéis, laboratórios, bancos, dentre outros. Para que um sistema biométrico comece a ser usado, todos os usuários devem ser registrados. O registro é a coleta da característica biométrica de cada usuário. Tal registro é feito por meio de sensores especiais ou alguma outra tecnologia. Em geral, é usado algum sensor óptico, térmico, acústico etc.

Imagine você de posse de uma imagem da sua própria impressão digital. Você conseguiria distingui-la da de outras pessoas?Pois é, os sistemas biométricos aparentam ser complicados, mas todos podem ser divididos em duas etapas comuns, que são:

  1. Etapa de registro ou cadastro da característica física.
  2. Etapa de verificação ou comparação da característica física inserida com a característica física previamente armazenada.

Curiosidade

A biometria não surgiu com a informática, ao contrário, já existe há séculos. Partes de nossos corpos e aspectos de nosso comportamento têm sido usados no decorrer da história como um método de autenticação, existindo relatos de seu uso em civilizações como da China antiga.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados