Cursos / Redes de Computadores / Segurança em Redes / Aula

arrow_back Aula 07 - Sistemas Biométricos

Conceito de Sistemas Biométricos

Por exemplo, suponha que João, para ter acesso físico a um laboratório de informática, deverá usar um sistema de autenticação por impressão digital. Primeiramente, ele terá de ser cadastrado por meio de um dispositivo de entrada de dados, ou seja, um dispositivo físico de leitura (em geral, um sensor) que permita a coleta de características físicas, neste caso, a sua impressão digital. Em outros sistemas poderia se coletar a imagem da íris ou da face, uma gravação de voz, entre outros.

A impressão digital coletada será usada pelo sistema para gerar um modelo biométrico. Essa amostra é processada gerando um gráfico ou código e é armazenada em uma base de dados. Esse processo de registro é mostrado na Figura 1.

Etapa de registro ou cadastramento em sistemas biométricos.

Sempre que João solicitar um acesso ao laboratório, haverá uma nova captura, por outro sensor, de sua impressão digital. Essa nova amostra capturada será comparada com o modelo biométrico armazenado anteriormente na base de dados. Nessa comparação, o sistema verifica se elas são iguais. Caso positivo, seu acesso é liberado. Caso contrário, sua entrada no laboratório será negada. A Figura 2 mostra o processo de comparação.

Etapa de comparação ou verificação em sistemas biométricos.

A partir desse exemplo, pode-se identificar três componentes envolvidos em sistemas biométricos.

Componente de registro (ou captura): envolve o uso de dispositivos físicos de leitura (sensores) para capturar ou registrar as características físicas do indivíduo. Entende-se por dispositivos físicos de leitura para sistemas biométricos os dispositivos que permitam a coleta de características físicas, como impressão digital, da imagem de íris ou da face, gravação de voz, entre outras. Esse componente é usado tanto na fase de registro inicial dos usuários, quanto posteriormente, quando o usuário autenticar-se entrar no sistema.

Componente de processamento ou extração: nesse componente, os dados capturados na etapa de registro ou captura são processados produzindo um código ou gráfico que será a representação da característica física do usuário. Esse código ou gráfico é denominado de Template.

Componente de comparação: nessa etapa, o sistema compara a característica capturada do indivíduo com a informação previamente guardada na base de dados. De posse dessas informações, o sistema decide se autentica ou não a pessoa que está se identificando.

A partir dessas considerações, podem-se identificar alguns problemas encontrados no uso de sistemas biométricos, que são associados, normalmente, a condições de captura ou de registro inadequados, como, por exemplo:

  • Para sistemas de reconhecimento de voz: a voz pode sofrer a interferência dos ruídos como barulhos no ambiente.
  • Para sistemas de reconhecimento de assinaturas: a posição em que se é feita a assinatura pode afetar o modo como a pessoa escreve ou até mesmo algum distúrbio emocional.
  • Para sistemas de impressões digitas: os dedos da pessoa podem estar machucados ou sujos, afetando tanto a coleta das digitais quanto a comparação.
  • Para sistemas de reconhecimento de características faciais: a face pode ser afetada pelo uso de óculos, iluminação do ambiente, machucados ou até mudanças na barba.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados