Cursos / Redes de Computadores / Segurança em Redes / Aula

arrow_back Aula 03 - Criptografia

Criptografia Assimétrica

Os algoritmos assimétricos usam chaves relacionadas, porém distintas, uma para cifrar e outra para decifrar. Além disso, a chave usada para decifrar não pode ser obtida a partir do conhecimento da chave de cifragem. Nos algoritmos assimétricos, as chaves são sempre geradas aos pares: uma para cifrar e a sua correspondente para decifrar.

A chave usada para cifrar a mensagem é dita pública, e pode ser divulgada para o transmissor da mensagem. A chave usada para decifrar a mensagem é dita privada, ou seja, é um segredo pertencente ao receptor. Como o nome já diz, a chave pública é distribuída livremente. A chave privada, por sua vez, é a única capaz de decifrar uma mensagem cifrada com a chave pública correspondente. Ou seja, somente o receptor é capaz de decifrar o que qualquer pessoa o envia. Dessa forma, cada usuário tem uma chave pública e uma chave privada.

A Figura 4 mostra o processo de cifragem e decifragem usando criptografia assimétrica. Na cifragem, o usuário origem usa a chave pública do destino como entrada do algoritmo de criptografia, juntamente com o texto original. Na decifragem, o usuário destino, ao receber o texto cifrado, usa sua chave privada – que somente ele conhece – como entrada do mesmo algoritmo de criptografia, para obter novamente o texto original.

Criptografia Assimétrica

Como são usadas chaves diferentes, não existe o problema de manutenção e transmissão de chaves que existe na criptografia simétrica. No entanto, os algoritmos de criptografia assimétrica também possuem seus problemas. O principal deles e de desempenho, por eles exigirem um alto nível de processamento, que os torna, segundo Nakamura (2007), muito mais lentos do que os algoritmos simétricos. Isso faz com que uma estratégia bem interessante seja usar os dois tipos de algoritmos em conjunto, visando aproveitar os pontos fortes e reduzir, então, os pontos fracos de ambos os tipos de criptografia.

Os principais algoritmos de criptografia assimétrica são: RSA; Diffie-Helman e DSA. Dado sua complexidade, não iremos entrar em detalhes do seu funcionamento, contudo, existe uma imensa gama de informações sobre eles na internet.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados