Cursos / Redes de Computadores / Segurança em Redes / Aula

arrow_back Aula 03 - Criptografia

Visão Geral

Você já sabe que existem vários mecanismos de segurança. Mas você sabia que grande parte deles usa criptografia? Por exemplo, as assinaturas digitais usam criptografia.

Ela ajuda a garantir confidencialidade, autenticidade, integridade e não repúdio. Lembra-se desses conceitos? Estudamo-los na aula passada.

Ainda recordando a aula passada, sobre os conceitos básicos de criptografia, cifragem é o processo de converter um texto original, comumente chamado de plaintext, para um texto cifrado ou criptografado, que é ilegível. A decifragem é o processo contrário, que recupera o texto original a partir de um texto cifrado.

Há vários outros termos ligados à criptografia, tais como:

  • Criptologia: estudo de tópicos das áreas de matemática, computação, psicologia etc., e técnicas relacionadas à criptoanálise.
  • Criptoanálise: estudo de técnicas para se decifrar um texto sem conhecimento do método de criptografia ou da chave empregados.

Os algoritmos de criptografia e os processos de cifragem e decifragem são realizados com base em um algoritmo, e de outro parâmetro, a “chave criptográfica”. Os algoritmos de criptografia são públicos, estão disponíveis e podem ser utilizados por qualquer pessoa. Então, qualquer pessoa poderia aplicar o algoritmo em um texto cifrado e obter o texto original. Tem de haver algo, uma espécie de “senha”, que só seja conhecida pelo emissor e receptor do texto. Isso é justamente a chave, a única informação que se deve proteger.

Então, se Maria vai se comunicar com João, e eles querem manter o assunto em segredo, eles têm que compartilhar uma chave! Por exemplo, na Figura 1, a mensagem “Queridos, a chave da casa vai estar embaixo do tapete” foi criptografada e a chave foi utilizada como parâmetro do algoritmo de criptografia. O receptor decifra a mensagem cifrada usando o mesmo algoritmo usado para cifrá-la e também a mesma chave.  

Exemplo de criptografia.

A grosso modo, existem duas grandes classes de algoritmos de criptografia. A divisão é feita de acordo com o tipo de chave que eles utilizam:

  • Criptografia simétrica ou de chave secreta ou convencional: nesse tipo de algoritmo, a cifragem e decifragem das mensagens são realizadas por uma única chave.
  • Criptografia assimétrica ou de chave pública: nesses algoritmos, a cifragem e decifragem das mensagens são realizadas por chaves relacionadas, porém distintas.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados