Cursos / Redes de Computadores / Segurança em Redes / Aula

arrow_back Aula 02 - Introdução aos Mecanismos de Defesa

Criptografia

Criptografia é uma palavra vinda do Grego kryptós, que significa "escondido, secreto", e gráphein, "escrita". É, portanto, o estudo de princípios e técnicas para manter mensagens confidenciais. Normalmente, “disfarça-se” uma mensagem original para que ela só possa ser entendida pelo seu emissor e destinatário. Protocolos de criptografia definem formas de se “embaralhar” a informação. Uma forma bastante simples de se realizar criptografia é pela troca de todas as letras de um texto, conforme a regra a seguir:

Original: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Muda Para: Y R G K X O L N S Z T V W B E J A U D M C F H I P Q

O texto original “leia-me se puder” seria transformado em “vxsy-wx dx jckxu”. Nesse exemplo, se eu e você conhecemos a regra de substituição das letras, conseguiremos nos comunicar com confidencialidade, bastando enviar apenas o texto “embaralhado”. No destino, de posse da regra, basta você fazer as substituições no sentido inverso, para obter o texto original. Uma terceira pessoa que não conhece a regra e copia nossa conversa não entenderá. Assim funciona o principio da criptografia, porém não se trata apenas de substituições simples de letras, mas sim de complexos cálculos matemáticos, pois, afinal, estamos tratando de informações importantes que, às vezes, valem fortunas.

Em termos gerais, a criptografia é feita em duas etapas: a cifragem (em inglês: encryption) e a decifragem (em inglês: decryption). A cifragem é o processo de tornar a mensagem original ilegível. Podemos chamar também de cifrar, criptografar ou, ainda, encriptar. A decifragem transforma a mensagem cifrada (ilegível) na mensagem original (novamente legível). Podemos chamar também de decriptar. A criptografia é um dos mecanismos de segurança mais completos, possuindo ferramentas que garantem a confidencialidade, integridade, autenticação e não repúdio. Você sabe o que é não repúdio? Logo mais você estudará esse assunto.

Na figura 1, ilustramos, de forma simples, o processo de encriptação e decriptação. Na encriptação, um texto original é submetido a um algoritmo de criptografia e obtém-se um texto cifrado. Na decriptação, o texto cifrado é submetido a um algoritmo de decriptação que faz processo inverso do anterior, obtendo-se o texto original.

Processo de Encriptação e Decriptação

Curiosidade

Você sabia que a Criptografia não é uma invenção da era dos computadores? Ela está presente na história dos povos desde a antiguidade!!! Era usada para garantir que informações confidenciais, fórmulas secretas, entre outras informações, não se tornassem públicas ou chegassem às mãos de inimigos.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados